- Jonas Henrique - - 24 de novembro de 2017 | - 7:22 - - Home » Colunistas» Rotina do Leitor» Sem categoria» Slide - - Sem Comentários

Os Desafios da Educação Diante das Novas Tecnologias

Imagem – Fonte: InfoGeekie

Recentemente o Governo Municipal de Aquidabã divulgou por meio de sua assessoria que a Secretaria Municipal de Educação iniciou um processo de implantação de internet nas escolas, dessa forma, alunos e professores terão acesso a internet via Wi-Fi. De imediato surge alguns questionamentos na mente de muitas pessoas tipo ” Se os alunos já não prestavam atenção nos professores, agora com internet vai ser muito pior“, “ Agora é que ninguém estuda” ou ” Não vão querer outra vida a não ser ficar no Whatsapp e Facebook“. São criticas validas e que evidenciam a existência de um debate que não é novo, como a educação enfrenta os desafios que surgem no processo de utilização dessas novas tecnologias em sala de aula?

Não restam dúvidas que atualmente a utilização de novas formas de interação on-line atendem às novas necessidades dos alunos, o incentivo á aprendizagem ativa é significativa, e já pode ser comprovada por meio de vários projetos já desenvolvidos em todo o país. Uma das grandes dificuldades de como utilizar esses recursos em sala de aula está exatamente nos professores, por vezes são os alunos que apresentam aos professores todas as novidades do mundo tecnológico e em muitos casos eles sabem manuseá-las melhor do que o próprio docente. O papel do professor é de grande importância neste caso, ele funciona como um mediador e deve estar preparado para utilizar essas novas tecnologias em sala de aula, fomentar e transmitir conhecimento, incentivar a criatividade de seus alunos.

Até agora não acredita-se que haja professores que resistam ao uso das novas tecnologias em sala de aula apenas por achar que é algo maléfico, isso vai depender da forma que o profissional irá utilizar esta nova ferramenta, ou seja terá que utilizar um recurso pedagógico especifico. Os alunos tem o interesse em aprender coisas novas, o uso da tecnologia pode ser proveitoso no estudo interativo de conteúdos, tornando-os mais atraentes e fazendo com que o aluno adote uma postura mais participativa.

As Novas Tecnologias tem provocado mudanças na Educação, que não tarda a incorporar os últimos recursos tecnológicos direcionados ao setor. Dessa forma a integração de novas mídias como televisão, Internet, microcomputador, tablets entre outros recursos tecnológicos não é mais uma novidade estranha à sala de aula. Pelo contrário, contribui para a criação de novas estrategias de ensino aprendizagem e auto-capacitação.

O principal desafio reside justamente nos professores, eles é que possuem o desafio de procurar falar a mesma linguagem dos alunos e trabalhar o uso responsável desses novos recursos, de criar conteúdos que tragam uma maior interatividade em suas aulas, devem estar capacitados para auxiliar e orientar alunos.  Com tudo isso se faz necessário a capacitação deles para lidarem com esse novo modelo de ensino, para que possam interagir de uma forma mais harmoniosa com seus alunos e as escolas estejam preparadas para oferecer a estrutura necessária tecnologicamente para que esse progresso no ensino possa estar acontecendo da forma mais satisfatória possível. Os governos precisam dar condições para que esses profissionais consigam essa capacitação e as escolas devem criar meios, métodos e momentos adequados para a utilização desses recursos sem que haja prejuízos ou desentendimentos, tudo feito na base do diálogo e com a participação ativa dos alunos nesse processo de decisão.

Saiba mais – https://rotinadoleitor.com.br/

Por Jonas Henrique

Enium Criação de sites

Deixe seu comentário!

Para: Os Desafios da Educação Diante das Novas Tecnologias

Deixe uma resposta

%d blogueiros gostam disto: