- Genison Balbino - - 8 de Maio de 2018 | - 9:33 - - Home » Aquidabã» Cidades» Notícias» Slide - - Sem Comentários

FPI/SE flagra transporte irregular de lixo em Aquidabã

image_pdfimage_print

A equipe de Saneamento da Fiscalização Preventiva Integrada – FPI do São Francisco – flagrou nesta terça-feira (08) no lixão de Aquidabã, um caminhão inadequado (caçamba aberta), pertencente à Prefeitura, fazendo o transporte irregular dos resíduos. Além disso, os fiscais constataram que os trabalhadores não faziam uso do equipamento de proteção individual (EPI).

De acordo com o coordenador da equipe, Alexsandro Bueno, o ocorrido foi registrado pela FPI e a demanda será enviada ao Ministério Público do Trabalho (MPT) para as devidas providências.

Lixo Hospitalar

Além do flagrante do transporte irregular do lixo e da falta de proteção dos trabalhadores, a equipe identificou que, entre os resíduos descartados pelo caminhão, havia lixo hospitalar sendo manuseado pelos catadores.

No momento da inspeção não foram encontrados adolescentes e crianças, no entanto, foi verificado que no local não há mecanismos que os impeçam de circular pelo ambiente insalubre, assim como não existe um controle de acesso com cadastro de pessoas autorizadas para a reciclagem de lixo. Além do lixão, a equipe inspecionou também usinas localizadas no município.

A reportagem do portal genisonbalbino.com procurou o prefeito de Aquidabã Dr Mário Lucena, e o mesmo informou que relacionado aos EPI’s dos trabalhadores responsáveis pela coleta do lixo, o mesmo foram adquiridos em setembro do ano passado, e que diante do mau uso por alguns dos Trabalhadores, o tempo de duração dos equipamentos foram reduzidos, mas, independentemente, a Prefeitura estará adquirindo novos EPI’s até o fim deste mês (maio).

Sobre o transporte do lixo que é realizado em uma caçamba aberta, o Prefeito destacou que aguarda apenas, a empresa ganhadora da licitação entregar o caminhão coletor, para que a situação seja regularizada.

Lixo Hospitalar

O Prefeito Mário informou a nossa reportagem que o lixo hospitalar da Secretaria de Saúde é recolhido por uma empresa privada, e que provavelmente, o lixo encontrado pelos fiscais possa pertencer a alguém que tenha algum paciente em tratamento em casa.

Ligamos para o médico Dr° João Feitosa de Carvalho, diretor do Hospital e Maternidade Santa Cecília e o mesmo disse que a instituição tem uma empresa responsável contratada para o recolhimento que é a Torre.

Lixão

O prefeito destacou que o lixo é um problema de vários municípios, e que Aquidabã participa do consórcio de resíduos sólidos do baixo São Francisco, contribuido ativamente para que o mais rápido possível o lixão seja extinto, dando lugar ao aterro sanitário.

“A prefeitura está a disposição para qualquer esclarecimento.” Finalizou Mário

Por Genison Balbino

Com informações da Procuradoria da República em Sergipe

Enium Criação de sites

Deixe seu comentário!

Para: FPI/SE flagra transporte irregular de lixo em Aquidabã

Deixe uma resposta