- Genison Balbino - - 17 de maio de 2018 | - 2:47 - - Home » Aquidabã» Cidades» Política» Slide - - Sem Comentários

FPI/SE – Equipe de Gestão Ambiental realiza orientações sobre a importância do Conselho de MA em Aquidabã

image_pdfimage_print

Na manhã desta quarta-feia (16), a equipe de Gestão Ambiental do FPI/SE (Fiscalização Preventiva Integrada em Sergipe), através da coordenadora Vera Cardoso, realizou uma reunião com os membros do conselho municipal de meio ambiente de Aquidabã. Agnes Vieira, diretora de meio ambiente do município, também estava presente.

Segundo Vera, a intuito da reunião com os conselheiros e gestores é para passar orientações a respeito da importância do fortalecimento do sistema de meio ambiente. “O sistema é ter um departamento atuante, fortalecer o conselho de meio ambiente e criar o fundo do meio ambiente, para que assim, “sejam o FPI” quando formos embora.” Destacou

A falta de informação para uma boa atuação do conselho, tem sido um dos principais problemas encontrados pela equipe de gestão ambiental do FPI. “É necessário discutir temáticas, e dentro delas há inúmeras que independem de recursos, dependem simplesmente de ações. É necessário criar uma agenda permanente de reuniões e assembleias para debater sobre os problemas e encontrar soluções, como por exemplo a coleta seletiva, o plantio, os riachos, sobre a recuperação de áreas degradadas, das margens, enfim, há muita informação que percebemos que estão precisando…” Finalizou

Sobre os conselhos 

Os conselhos gestores de políticas públicas são canais efetivos de participação, que permitem estabelecer uma sociedade na qual a cidadania deixe de ser apenas um direito, mas uma realidade. A importância dos conselhos está no seu papel de fortalecimento da participação democrática da população na formulação e implementação de políticas públicas.
 
Os conselhos são espaços públicos de composição plural e paritária entre Estado e sociedade civil, de natureza deliberativa e consultiva, cuja função é formular e controlar a execução das políticas públicas setoriais. Os conselhos são o principal canal de participação popular encontrada nas três instâncias de governo (federal, estadual e municipal). Portanto, participem dos conselhos e ajude a construir uma cidade melhor! 
Por Genison Balbino
Enium Criação de sites

Deixe seu comentário!

Para: FPI/SE – Equipe de Gestão Ambiental realiza orientações sobre a importância do Conselho de MA em Aquidabã

Deixe uma resposta